Olá! Gratidão por ter você aqui!

Você tem escutado muito por aí sobre a “meditação” e não sabe como fazer?

Ou tem tentado meditar e sente dificuldade?

Hoje em dia a tecnologia nos ajuda muito, concorda? Pensando nisso, e como temos recebido várias perguntas sobre como fazer para meditar, reunimos aqui os 5 aplicativos (para Android) mais legais e úteis!

Aqui entendemos que a meditação = silêncio! Todas as “meditações guiadas”, técnicas, músicas, mantras e etc, te ajudam a entrar no estado meditativo. É legal ter as suas técnicas para relaxar, e em seguida permanecer em silêncio. Use essas ferramentas como uma espécie de “pré meditação”.

“- Ah, mas eu não consigo parar de pensar!”. Por isso, o treinamento! Deixe os pensamentos aparecerem, aceite-os, e deixe-os ir! Com o tempo e a prática, esse intervalo entre esses pensamentos ficará maior.

A meditação é silêncio, é nosso estado natural, é respiração, é aceitar seus pensamentos e não brigar com eles. Não é técnica, pois faz parte da sua natureza voltar a esse estado meditativo. Mas é claro que podemos usar de vários mecanismos, músicas, mantras, orientações e aplicativos para nos ajudar. Afinal, que mal tem?

“Medite-se”

Esse aplicativo é legal para quem está começando e também para quem já pratica, e está todo em português. O “Medite-se” tem meditações orientadas, onde você aprende a controlar a respiração, faz reflexões e te direciona a olhar para dentro. Ele tem ainda práticas de Mindfulness, mantras, músicas, sons da natureza, que ajudam a relaxar e a tornar o momento da meditação mais agradável.

O Medite-se te ensina três coisas básicas: o lugar ideal é qualquer lugar, é o seu lugar ideal (você que escolhe); a postura coluna ereta queixo alinhado; e a respiração, viver o momento presente, respirar conscientemente.

“Insight Timer”

O “Insight Timer” é bem simples de usar, porém, é um app em inglês. Ele cria uma comunidade entre os participantes com comunidades, com grupos divididos por temas, te mostra quem está meditando na mesma cidade que você e no mesmo horário, tem um mapa do mundo todo mostrando onde as pessoas estão meditando, etc.

Para praticar com ele é bem simples! Clique no relógio, escolha qual sino você quer para marcar o início, o meio, o final da sua prática (ou não use sino nenhum), escolha a duração, uma música ou o silêncio. Nas comunidades existem diversas meditações guiadas, a maioria em inglês mas já temos alguns brasileiros por lá também! Opções para relaxamento, para dormir, para co-criar, para aguçar a intuição, e muitos outros temas.

“Sattva”

Esse é o aplicativo da “Arte de Viver”. Aqui você encontra músicas calmas, sons relaxantes e ainda acompanha seu desempenho com um calendário que vai se preenchendo conforme você usa o aplicativo. Nele temos acesso a meditações guiadas por Sri Sri Ravi Shankar*, traduzidas simultaneamente (algumas, no entanto, estão somente em inglês).

*Sobre Sri Sri Ravi Shankar: https://www.artofliving.org/br-pt/biografia

“5 Minutos”

Mais uma opção em português e muito simples! O “5 Minutos” ou 5′ é o aplicativo que te trás a opção de ter um lembrete diário da hora de meditar. Você pode fazer uma meditação de 5 minutos com ou sem música, e também uma meditação guiada. Ele faz parte da campanha “5 Minutos, eu medito”, um projeto da organização Manos Sin Fronteras.

Ele é tão simples que não precisa de cadastro. Apenas instalar e praticar! Você não precisa fazer só 5 minutos, pode fazer mais ou menos. O importante é a prática diária que já te traz benefícios.

“Lojong”

“Lojong” é uma palavra tibetana que significa “treinamento da mente”. E é essa transformação da mente, através da meditação que o aplicativo ajuda a promover. Existem diversas práticas gratuitas no app, e você pode também contratar o plano pago deles. Mas é possível usar tranquilamente a versão gratuita!

As meditações guiadas estão em português, como por exemplo o “Caminho” que são 10 práticas introdutórias para começar a meditar. O aplicativo tem ainda alguns pequenos vídeos explicativos e um calendário para acompanhar seu desempenho.

Como eu sempre digo, apenas apresento aqui as minhas experiências e opiniões! Se elas te servirem e fizerem sentido para você, maravilha!

Você pode começar hoje, mesmo sem aplicativo algum: apenas sente-se e fique 1 minuto em silêncio. Faça isso todos os dias, antes de alguma atividade diária, ou mesmo no caminho para o trabalho, antes de buscar os filhos na escola, antes de estudar para uma prova, antes de limpar a casa, antes de tomar banho, enfim! Escolha seu melhor momento e apenas fique em silêncio. Sim, os pensamentos vão aparecer e brotar na sua mente, é normal! Mas ainda assim, deixe que eles venham, respire, preste atenção na dádiva que é ter o ar entrando e saindo do seu corpo… Só isso Crie esse hábito!

Cuide de você mesmo. Esse é o primeiro passo para a evolução!

Namastê
Ana Carolina Reis
Terapeuta Reikiana, Coach
Paz e luz!
www.evoluirjuntos.com

Leia mais sobre meditação presencial Vipassana – Clique aqui

2 Comments

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo protegido