Nos últimos anos tem-se publicado uma grande quantidade de informação sobre os efeitos benéficos da semente de linhaça.

De origem asiática, a semente de linhaça pertence à família Linácea. Existem dois tipos: a linhaça dourada e a marrom. Não há diferença na composição nutricional entre os dois tipos, ou seja, possuem os mesmos nutrientes, porém a marrom é cultivada em regiões de clima quente e úmido e a dourada é plantada em regiões frias.

Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional.

Alguns componentes da linhaça:

Lignana

A linhaça é a fonte mais rica de lignana, que é um composto fito-químico que, segundo estudos, pode atuar na prevenção do câncer de mama e, por apresentar uma estrutura química similar ao estrógeno, pode ajudar a prevenir os sintomas da menopausa.

Fibras

As fibras regulam o intestino, pois desempenham papel importante no trânsito intestinal, aumentando o bolo fecal. Ajudam a normalizar os índices de colesterol e glicose sanguínea e previnem o câncer de colon. Uma colher de sopa de semente de linhaça tem 4,3g de fibras.

Ácidos graxos ômega 3 e ômega 6

Este tipo de gordura é antioxidante e proporciona benefícios ao organismo, como: impedir a formação de placas de ateroma e conseqüentemente prevenir doenças cardiovasculares; ajudar na construção de moléculas de hemoglobina, que carregam o oxigênio pelo sangue; renovação celular; estimula a produção de prostaglandinas, compostos que melhoram a circulação sanguínea e removem o excesso de sódio dos rins; diminui ainda a retenção de líquidos e atua no sistema imunológico.

Vitaminas e minerais

A semente de linhaça tem as seguintes vitaminas e minerais: vitamina A, E, B1, B6, B12, potássio, sódio, magnésio, fósforo, ferro, cobre, zinco, manganês e selênio. Cada uma dessas vitaminas e minerais tem funções importantes no organismo humano.

Segundo informações da Revista Nutrição em Pauta, edição de nov/dez/2006 foi realizado um estudo sobre alguns benefícios do uso da semente de linhaça na constipação, menopausa e tensão pré-menstrual, com 30 mulheres, onde verificou-se que a semente de linhaça é benéfica no combate à constipação. Em relação à menopausa seriam necessários que outros estudos fossem realizados para comprovar os efeitos positivos, mas sobre a TPM os resultados foram insatisfatórios.

Sementes de Linhaça
Sementes de Linhaça

As investigações e experiências clinicas tem demonstrado que o consumo regular de semente de linhaça pode prevenir ou curar as seguintes doenças:

CÂNCER: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc.,

A semente de linhaça contém 27 componentes anti-cancerígenos , um deles é a lignana, e este é encontrado 100 vezes mais na linhaça do que nos melhores grãos integrais.
Protege e evita a formação de tumores.

– BAIXA DE PESO:

A linhaça moída é excelente para ajudar na diminuição de peso, pois elimina o colesterol em forma rápida.
Ajuda a controlar a obesidade e a sensação desnecessária de apetite, por conter grandes quantidades de fibra dietética, tem cinco vezes mais fibra que a aveia. Se você deseja diminuir o peso, tome uma colher a mais pela tarde.

– SISTEMA DIGESTIVO:

Previne o câncer de colon. Ideal para artrite, prisão de ventre, acidez estomacal.
Lubrifica e regenera a flora intestinal.
Expulsão de gases gástricos. É um laxante por excelência. Previne os divertículos nas paredes do intestino.
Elimina toxinas e contaminadores. A linhaça contém em grandes quantidades dos dois tipos de fibras dietéticas solúvel e insolúvel. Contém mais fibra que a maioria dos grãos.

– SISTEMA NERVOSO:

É um tratamento para a pressão. As pessoas que consomem linhaça sentem uma grande diminuição da tensão nervosa e uma sensação de calma. Ideal para pessoas que trabalham sob pressão. Melhora as funções mentais dos idosos, melhora os problemas de conduta ( esquizofrenia).
A linhaça é uma dose de energia para o cérebro, porque contém os nutrientes que reduzem mais neurotransmissores (reanimações naturais) .

– SISTEMA IMUNOLÓGICO:

A linhaça alivia alergias, é efetiva para o LUPUS.
A semente de linhaça por conter os ácidos graxos poliinsaturados Omega 3, 6, 9 e um grande conteúdo de nutrientes que requeremos constantemente, faz com que nosso organismo fique menos doente, por oferecer uma grande resistência às doenças.
A linhaça é útil para o tratamento da ANEMIA.

– SISTEMA CARDIOVASCULAR:

É ideal para tratar a arteriosclerose, elimina o colesterol aderido nas artérias, esclerose múltipla, trombose coronária, pressão arterial alta arritmia cardíaca , incrementa as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sangüíneos. É excelente para regular o colesterol ruim . O uso regular de linhaça diminui o risco de doenças cardiovasculares. Uma das características únicas da linhaça é que contém uma substância chamada TAGLANDINA, a qual regula a pressão do sangue e a função arterial e exerce um importante papel no metabolismo de cálcio e energia.
O Dr. J H. Vane, ganhou o prêmio Nobel de medicina em 1962 por descobrir o metabolismo dos ácidos graxos poliinsaturados Omega 3 e 6 na prevenção de problemas cardíacos.

– DOENÇAS INFLAMATÓRIAS:

O consumo de linhaça diminui as condições inflamatórias de todo tipo. Refere-se a todas aquelas doenças terminadas em “ITE”, tais como: gastrite, hepatite , artrite, colite, amigdalite, meningite , etc.

– RETENÇÃO DE LÍQÜIDOS:

O consumo regular de linhaça, ajuda aos rins a excretar água e sódio. A retenção de água (Edema) acompanha sempre à inflamação de tornozelos, alguma forma de obesidade, síndrome pré-menstrual, todas as etapas do câncer e as doenças cardiovasculares.

– CONDIÇÕES DA PELE E CABELO:

Com o consumo regular de sementes de linhaça você notará como sua pele voltará a ser mais suave.
É útil para a pele seca e pele sensível aos raios do sol. É ideal para problemas na pele , tais como: psoriase e eczema .

É excelente para a CALVÍCIE . Essa é uma boa notícia para quem sofre de calvície. Também é útil no tratamento da caspa . Use-a como geleia para fixar e nutrir o cabelo.

– DIABETES:

O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangre. Esta é uma excelente notícia para os insulina-dependentes.

– VITALIDADE FÍSICA:

Um dos mais notáveis indicativos de melhora devido ao consumo de linhaça é o incremento progressivo na vitalidade e na energia. A linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular . Os músculos se recuperam da fadiga do exercício.

MODO DE USAR:

Duas colheres de sopa por dia, batidas no liqüidificador, pode-se misturá-la em um copo de suco de fruta, vitamina, ou sobre a fruta, ou com a aveia, ou iogurte no café da manhã ou no almoço.

Podem tomar pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes e idosos). Inclusive mulheres grávidas . Para quem tem prisão de ventre é excelente bater a linhaça com ameixa sem caroço (de molho na água, tampada na geladeira) até regularizar o intestino.

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