coronavirus e aromaterapia

Coronavírus e Aromaterapia: saiba como se proteger utilizando os óleos essenciais

O Coronavírus tem sido um dos assuntos mais falados atualmente. Conforme os casos se espalham, e pesquisadores se empenham em descobrir como essa doença atua, a população busca formas de se proteger.

O Corona é um vírus de característica zoonótica, ou seja, de transmissão de animais para pessoas. Desde o final de 2019, surgiram alguns casos em pessoas na província de Wuhan, na China, num mercado onde as condições de higiene eram precárias. Os sintomas são parecidos com os de uma gripe ou resfriado comum, evoluindo para uma pneumonia que não reagiria a antibióticos e antivirais alopáticos (os remédios que encontramos em farmácias).

Antes de tudo, o que é um vírus? Como ele atinge nosso organismo?

Os vírus são seres acelulares compostos simplesmente por material genético. Muitos pesquisadores nem sequer consideram o vírus como um organismo vivo, visto que eles não possuem célula, ou seja, são compostos de basicamente DNA e/ou RNA.

Um vírus isolado não oferece riscos, porém, ele tem a capacidade de se conectar a uma molécula e dominá-la. Assim, ele precisa se hospedar na membrana de alguma célula, para então se reproduzir e se espalhar. Ele precisa de um hospedeiro para atuar, atingindo então as nossas células.

De 2019 para cá, o Coronavírus já passou por algumas mutações genéticas, e agora pode ser transmitido de pessoas para pessoas. Os pesquisadores seguem na busca de uma solução para o caso.

Mas enquanto isso, como podemos nos proteger? A aromaterapia pode ser um excelente aliado no seu dia a dia, protegendo você e sua família.

Aromaterapia

A Aromaterapia é um ramo da Fitoterapia, que consiste no tratamento de questões físicas, emocionais, mentais, energéticas ou espirituais através dos óleos essenciais. Esses óleos, são obtidos de várias partes de plantas diversas, apresentam aroma pronunciado, e efeito curativo. O mesmo não acontece com as “essências”, que são produtos sintéticos, ou seja, não carregam em si o potencial curativo de um óleo essencial. Isso é de extrema importância para o resultado de tratamentos. Vale mencionar que os aromas dos óleos essenciais podem agir através da inalação e também da absorção através da pele. O nosso sentido olfativo é fundamental para nossa sobrevivência, para uma boa saúde e bem-estar.

Como o óleo essencial vai ajudar?

Dentro da Aromaterapia, existem diversos óleos essenciais com efeitos comprovadamente antivirais.

O óleo essencial age atacando justamente a membrana da célula na qual o vírus está instalado. Atacando essa membrana, ele consegue destruir os vírus, e também as bactérias e os fungos.

Além disso, os óleos essenciais não permitem que os vírus, as bactérias e os fungos criem resistência a ele. Isso acontece pois esses óleos são formados por um conjunto de princípios ativos, ou seja, eles possuem uma composição química muito grande. São centenas de componentes químicos que formam um óleo essencial! Diferente, por exemplo, de um remédio para dor de cabeça, que é composto por apenas um princípio ativo. Os óleos essenciais servem para diversas funcionalidades!

Outro fator importante, é que o mesmo óleo essencial destilado este ano, quando for produzido e destilado da mesma planta daqui um ou dois anos, vai apresentar uma composição química diferente. A planta muda a cada colheita. Então, o óleo essencial nunca será o mesmo. Ele sempre terá algumas alterações químicas que vão fazer com que um vírus, uma bactéria ou um fungo, não consigam entender o seu mecanismo de ação. Por isso, não há como essas ameaças criarem resistência ao óleo essencial.

Quais óleos essenciais utilizar:

Alguns óleos essenciais apresentam um efeito antiviral de destaque, vamos a eles:

1 – Tea Tree (Melaleuca alternifolia)

Tea Tree ou Melaleuca é uma árvore originária da Austrália. Os povos aborígenes já usavam suas propriedades há muitos anos, antes mesmo de termos acesso a este óleo. Trata-se de um óleo essencial com efeitos antivirais, bactericida, fungicida, além de ser um poderoso fortalecedor do sistema imunológico. Além disso, ele ainda é cicatrizante, atua contra infecções urinárias, gripes e gengivite. É um óleo que dá vigor, neutralizando a lentidão, o desânimo e a exaustão.

2 – Tomilho (Thymus vulgaris)

O óleo essencial de Tomilho é rico em fenóis, que tem efeito de proteção poderosa e imediata em nosso organismo. É um óleo que exige cuidados pois, se usado diretamente na pele, pode causar irritação. 

Possui propriedades antivirais, bactericida, antisséptico, desperta e ativa o sistema imunológico, estimula o metabolismo, além de ser ótimo contra gripes e resfriados. O óleo de Tomilho quimiotipo Timol (Tomilho Branco) possui efeitos antivirais e bactericidas excepcionalmente poderosos. Não deve ser utilizado em grávidas ou crianças muito pequenas.

3 – Orégano (Origanum vulgare)

Este também é um óleo essencial rico em fenóis, fortalecendo a nossa proteção natural. Propriedades: anti-inflamatório, antifúngico, antiviral, antiparasitário e antioxidante. Atua melhorando também casos de asma, bronquite, sinusite, tosse e outras infecções respiratórias e pulmonares. Não deve ser usado em caso de grávidas ou crianças pequenas.

4 – Cravo (Eugenia caryophyllata)

Algumas propriedades terapêuticas deste óleo: bactericida, analgésico, antisséptico, dentre outras. É ótimo para prevenir gripes e resfriados, além de ser restaurador e estimulante, ajudando, inclusive, no trato digestório. O cravo é uma especiaria, e na época das grandes navegações, as pessoas que tiveram contato direto com ele, não ficaram infectadas pela Peste Negra, doença que dizimou populações naquele tempo. O óleo essencial de cravo possui eugenol, uma das substâncias mais poderosas que temos na natureza. Não deve ser usado na pele pois é muito forte. Não deve ser utilizado em grávidas ou crianças muito pequenas.

5 – Canela (Cinnamomum zeylanicum)

Outra especiaria bem conhecida, que teve a mesma atuação do cravo na época das grandes navegações, o óleo essencial de canela é rico em aldeídos. É um óleo que possui propriedade anti infeccioso muito forte, de ação antibacteriana, antivirótica e antifúngica, além ser ainda digestivo e estimulante. Atua também contra gripes e resfriados, infecções intestinais, náuseas, além de trazer vigor e motivação. Não deve ser utilizado em grávidas ou crianças muito pequenas.

6 – Anis-estrelado (Illicium verum)

Trata-se de uma planta com efeito antiviral muito forte, que é utilizada na medicina chinesa há mais de mil anos. Possui a propriedade de estimular o sistema digestivo, tratar questões respiratórias e tosses infecciosas. Do anis-estrelado foi retirado um princípio ativo que foi o medicamento utilizado na vacina da gripe suína.

Formas de uso desses óleos essenciais na prevenção do Coronavírus:

Uso por inalação!

As vias respiratórias são uma das principais vias de contaminação, por isso, utilizar os óleos essenciais para já proteger as nossas vias olfatórias, é uma das melhores formas de proteção. Você pode usar no colar aromático, ou no difusor de ambiente, ou até mesmo num lenço que você poderá usar para cheirar e inalar algumas vezes por dia.

Dos óleos aqui tratados, o único que pode ser usado puro diretamente na pele é o Tea Tree (Melaleuca). Ele pode ser usado tanto no colar aromático, em difusores de ambiente, ou inalado direto do recipiente, ou ainda usar de 1 a 2 gotas em um dos pulsos, espalhando com o outro braço, uma ou duas vezes por dia.Você também pode preparar um spray para aspergir no ambiente! Receita sugestão ao final do texto!

Atenção, importante! Todos os óleos essenciais citados acima, ativam nossas defesas e nos deixam igualmente mais ativos no nosso dia a dia! Portanto, recomenda-se utilizar durante o dia, e parar de usar em torno de 3 horas antes de dormir, para não causar agitação e insônia.

Óleo Vegetal de Copaíba (Copaifera officinalis)

Este não é um óleo essencial, mas sim um óleo vegetal. Extraído da árvore Copaíba, de madeira muito resistente, e abundante no Brasil na região da Amazônia, esta resina líquida é um excelente fortalecedor do sistema imunológico, antiviral, fungicida, bactericida, cicatrizante, anti-inflamatório, além de atuar como coadjuvante no tratamento de gripes, resfriados e sinusite.

Forma de uso do óleo vegetal de Copaíba: ingerir 2 gotas ao iniciar o café da manhã, puro ou misturado com mel ou banana amassada.

Cuide da sua mente

Por fim, procure prestar atenção em tudo aquilo que você alimenta, se está reclamando muito ou agradecendo, se promove padrões de respeito, empatia, de solidariedade. Essa pandemia do Coronavírus, reflete o inconsciente e o medo coletivo do planeta. Primeiro nós criamos essa doença a nível energético, somando os estados de consciência da humanidade, “sujando” a nossa morada (a Terra), até que enfim se manifesta no plano físico.

Pela metafísica da saúde, segundo Gasparetto, o vírus da gripe nos afeta quando entramos na negatividade alheia, no pessimismo. Já a pneumonia, que é algo parecido com o que aparentemente causa o Coronavírus, “reflete um estado interior de cansaço da vida, causado por ferimentos, decepções ou preocupações excessivas, que levam a pessoa ao desespero seguido de desânimo. Metafisicamente, a pessoa fica vulnerável a contrair a pneumonia quando perde o prazer e o entusiasmo pela vida e se sente desanimada”.

O uso do óleo essencial, por seu aspecto curativo, além de atuar diretamente no seu corpo protegendo contra o vírus, mudará também o seu padrão vibratório, expandindo sua mente, trazendo consciência para aquilo que importa, para aquilo que é verdadeiro para você. Elevar sua energia no sentido de estar em sintonia com a saúde, com o bem-estar e com o seu desenvolvimento pessoal.

A Aromaterapia tem um vasto campo para te ajudar na prevenção não apenas do Coronavírus, como de diversas outras infecções, gripes ou condições específicas de saúde. Use e aproveite toda a força que a natureza nos deu de presente através dos óleos essenciais. Lembre-se sempre de consultar um aromaterapeuta quando quiser maiores detalhes.

No mais, mantenha os hábitos saudáveis, lave sempre as mãos, não entre em pânico, medite, respire, cultive bons pensamentos, beba bastante água e siga fluindo com a vida!

Texto: Ana Carolina Reis (Terapeuta Holística), Danielle Vilela Paulino e Renate Tirler (coordenadoras da 3ª Turma de Formação de Terapeutas em Aromaterapia do Espaço Aroma de Flor)

Receita de Spray para Ambiente: Pode ser aspergido ou borrifado em sua casa, local de trabalho ou onde desejar fazer a assepsia do ambiente.

Receita para uma embalagem spray de vidro ou pet de 100ml:
70 ml de álcool de cereais
30 ml de água mineral
5 gotas de óleo essencial de Tea-Tree (melaleuca)
5 gotas de óleo essencial de canela ou eucalipto
2 gotas de óleo essencial de cravo ou tomilho ou orégano.
(usar somente 3 óleos, demos mais opções para caso você já os tenha em casa!)

Modo de preparar: Após colocar o álcool no vidro ou embalagem pet, colocar os óleos essenciais e depois acrescentar a água mineral. Agite bem sempre antes de usar! Cuidado em ambientes com animais que costumam ser sensíveis aos óleos essenciais.

Se desejar adquiris os óleos essenciais e demais produtos para preparar seu spray temos todos! Contato: 21 98054-9044

 

Quem Somos | Nossos Cursos | Nossas Terapias

Siga nossas Redes Sociais: @aromadeflorterapias

 

5 Comments

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo protegido