[vc_row][vc_column][vc_column_text]No dia 12/03/2018 na abertura do 1º Congresso Internacional de Praticas Integrativas e Saúde Pública – CONGREPICs o Ministro da Saúde Ricardo Barros anunciou a inclusão de 10 novas práticas no SUS. São elas:

  • Apiterapia – método que utiliza produtos produzidos pelas abelhas nas colmeias como a apitoxina, geléia real, pólen, própolis, mel e outros.
  • Aromaterapia – uso de concentrados voláteis extraídos de vegetais, os óleos essenciais promovem bem estar e saúde.
  • Bioenergética – visão diagnóstica aliada à compreensão do sofrimento/adoecimento, adota a psicoterapia corporal e exercícios terapêuticos. Ajuda a liberar as tensões do corpo e facilita a expressão de sentimentos.
  • Constelação familiar – técnica de representação espacial das relações familiares que permite identificar bloqueios emocionais de gerações ou membros da família.
  • Cromoterapia – utiliza as cores nos tratamentos das doenças com o objetivo de harmonizar o corpo.
  • Geoterapia – uso da argila com água que pode ser aplicada no corpo. Usado em ferimentos, cicatrização, lesões, doenças osteomusuculares.
  • Hipnoterapia – conjunto de técnicas que pelo relaxamento, concentração induz a pessoa a alcançar um estado de consciência aumentado que permite alterar comportamentos indesejados.
  • Imposição de mãos – cura pela imposição das mãos próximo ao corpo da pessoa para transferência de energia para o paciente. Promove bem estar, diminui estresse e ansiedade.
  • Ozonioterapia – mistura dos gases oxigênio e ozônio por diversas vias de administração com finalidade terapêutica e promove melhoria de diversas doenças. Usado na odontologia, neurologia e oncologia.
  • Terapia de Florais – uso de essências florais que modifica certos estados vibratórios. Auxilia no equilíbrio e harmonização do indivíduo.

Em 2006 eram 5 praticas reconhecidas: Acupuntura, Homeopatia, Fitoterapia, Antroposofia, Termalismo.

Em 2017: Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Integrativa Comunitária, Yoga.

 

No congresso foram oferecidos atendimentos no Espaço de Cuidados nas diversas práticas já reconhecidas pelo SUS como Terapia Floral, Aromaterapia, Reiki, Massoterapia, Arteterapia, Danças Circulares onde as pessoas se beneficiarame puderam conhecer mais. Organizado pelo grupo da RedePICs RJ.

[/vc_column_text][lsvr_gallery_vc items_per_slide=”3″ items_under_1200=”1″ items_under_992=”1″ items_under_768=”1″ items_under_481=”1″ images=”2175″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Essa notícia deixou a todos felizes e nós do Espaço Aroma de Flor recebemos a repórter Monica Sanches para falar sobre as novas práticas. Confira abaixo a matéria do JN que foi ao ar.[/vc_column_text][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=DIYLBfNquh0″ el_width=”70″][/vc_column][/vc_row]

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo protegido