Você sabe o que é a Terapia Floral?

Para responder essa pergunta temos que voltar no tempo e contar a historia de Eduard Bach. Ele foi um inglês, nascido em 1886, pesquisador, medico bacteriologista e infectologista que trabalhando durante a epidemia da gripe espanhola começou a se perguntar do porque em meio a uma infecção tão poderosa uma parte da população é acometida e sucumbe e outra parte continua saudável? Porque alguns médicos que lidavam com os infectados contraiam a doença e outros não? Na sua experiência clinica já havia percebido que a atitude emocional de seus pacientes diante da doença influenciava diretamente o que deveria acontecer ou o seu prognostico.

Em outra ocasião determinante em sua vida, adoece seriamente e é desenganado até mesmo pelos seus amigos médicos, mas se recuperou, voltou ao trabalho de maneira mais intensa do que antes trabalhando dia e noite, sem perceber o tempo passando se viu curado e mais saudável do que antes. Esse foi o elemento culminante em sua vida que o fez ter a necessidade de um remédio que curasse o doente e não a doença.
Com esse pensamento foi em busca de métodos mais puros de cura, encontrando nas flores os benefícios que poderiam tratar aspectos da personalidade, das características do individuo que o levou àquela doença e não em tratar os sintomas.

Assim nascia na década de 30 a Terapia Floral que tanto nos auxiliam, nos dão suporte, nos permite mudar padrões mentais. É uma terapia completamente segura que pode ser utilizada juntamente com medicamentos ou outros tratamentos, pois não oferece riscos, não causa dependência e não tem efeitos colaterais. É uma técnica suave e pode ser utilizadas por todos incluindo bebes, idosos, animais e plantas.

Os resultados positivos obtidos com o sistema Floral de Bach estimularam pesquisadores do mundo todo a desenvolverem outros sistemas florais (Califórnia, Bush Australiano, Alaska, Florais de Minas, Saint Germain, Filhas de Gaia, Nordeste dentre outros) e atualmente a Terapia Floral é amplamente aceita e aplicada em mais de 70 países.

Em 20 de agosto de 2013 foi promulgada a Lei nº 5.617 que instituiu a Terapia Floral como pratica integrativa e complementar ao bem estar e à saúde no âmbito do Município do Rio de Janeiro e a implantação da Terapia Floral junto as unidade de saúde, escolas municipais, centros de educação infantil e creches do município.

Isso mostra a importância e os benefícios dessa técnica tão especial e delicada que vai lidar com nossas características mais sutis promovendo mudanças tão incríveis em nossa personalidade.

Danielle Vilela Paulino

danielle@aromadeflor.com.br

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo protegido