SeiTai: elixir milenar para atletas de resistência   

Quem é atleta sabe melhor do que qualquer outra pessoa: treinos exaustivos e o esforço exigido em competições podem gerar sobrecarga em músculos, tendões, ossos e articulações.  Mais que tudo, esse pessoal sabe como é duro treinar com o corpo dolorido!

Mas, engana-se quem acredita que é preciso conviver com essas dores. Já apresentado aos leitores do nosso blog pela terapeuta Danielle Vilela Paulino, do espaço Aroma da Flor Terapias, o SeiTai é uma técnica ainda pouco difundida no Brasil, porém bastante eficaz para aliviar tais desconfortos.

O ultramaratonista Rogério Lage e a “Ironwoman” Juliana Netto são provas vivas dos efeitos do trabalho realizado pela terapeuta Danielle, pois testaram e aprovaram seus benefícios.

“Sou ultramaratonista e meu objetivo anual é correr a Ultra Rio 24h Fuzileiros Navais, prova realizada no CEFAN. São 24 horas correndo em uma pista de 400 metros, o que requer uma preparação adequada, incluindo recuperação rápida e ausência de lesões. Como parte da minha programação para o evento de agosto de 2014, procurei o espaço Aroma de Flor e fiz algumas seções de SeiTai com a Danielle. Meu treinamento era muito forte, chegando a correr 100 km na semana, que culminava em uma corrida longa aos sábados. Sentia algumas dores e desconfortos derivados de tamanha exigência. Passava para a Dani o que estava sentindo e ela direcionava o trabalho, resolvendo todas as minhas queixas e contribuindo decisivamente para que meu rendimento fosse muito bom durante a prova. Após a corrida, fiz mais algumas seções com ela e isso ajudou bastante na minha recuperação. Em poucos dias, já estava de volta aos treinos”, afirma Rogério.

blog_POST_007_Rogerio

Juliana, por sua vez, nos conta:

“Sou médica e apaixonada por provas de triathlon na distância Ironman. Após um tempo considerável afastada por conta de uma cirurgia no ombro, resolvi encarar o Ironman Fortaleza em novembro passado. A recuperação muscular após os duros treinos é sempre prejudicada para os atletas amadores – que tem que correr do treino para o trabalho o tempo todo –, e as dores e lesões podem passar a ser companheiras inseparáveis nos momentos pré-prova. Fui privilegiada no ciclo de treino para este evento, entregando-me às mãos e aos martelos da Dani. Foi uma imensa surpresa observar e sentir “na carne” os efeitos terapêuticos do seu trabalho! Nossas sessões eram sempre no início da semana, com o corpo castigado pelo alto volume de treino dos finais de semana, que chegaram a incluir 180km de ciclismo e 33km de corrida em dias consecutivos. Com a ajuda dessa terapeuta, tive minha recuperação muito mais eficiente, o que me permitia dar sequência aos treinos com muito mais tranquilidade. Ver minha fascite plantar desaparecer (e nunca mais voltar!) foi totalmente excelente! Além de tudo, o ambiente da sua sala de atendimento é um convite ao relaxamento, com um astral maravilhoso. Era invariável a sensação de um gostoso torpor após as sessões, sensação de conseguir efetivamente relaxar, coisa que eu, ligada no 220V, tenho muita dificuldade de fazer, mesmo quando durmo. Aprovo e recomendo o trabalho da Danielle! É um presente para o corpo e para a alma!”.

blog_POST_007_Juliana

Mas, não são só os atletas de provas de resistência que se beneficiam do SeiTai!

O velocista da natação Master carioca Marcelo Reis de Rezende também se prepara e se recupera de competições com os martelos.

“Invariavelmente, duas semanas antes de um campeonato importante, ou quando me lesiono, procuro o Seitai. O trabalho com SeiTai é realmente muito bom. A primeira seção alivia o cansaço do dia-a-dia e dos treinos fortes, enquanto a segunda alinha e prepara o corpo para enfrentar os desafios da competição que se aproxima. Com isso, vou para as provas ainda mais disposto e confiante. Quando retorno desses eventos, o relaxamento e preparação para a retomada da rotina de trabalho é fundamental”, assegura o campeão brasileiro.

blog_POST_007_Marcelo

 

Segundo a terapeuta Danielle, “em poucas sessões, atletas se livram de dores, presenciam um considerável aumento no rendimento esportivo e uma melhor recuperação pós-prova”.

Confira, a seguir, algumas curiosidades sobre o SeiTai e seu funcionamento:

  • A técnica foi criada no Japão entre os séculos XV e XVI para tratar os samurais que apresentavam distúrbios ósseos e musculares por conta das constantes batalhas que enfrentavam. Até o século XVIII, o SeiTai ficou restrito a praticantes de artes marciais, mas foi durante a II Guerra Mundial que os americanos o conheceram e passaram a disseminá-lo pelo mundo.
  • Por meio de um trabalho muscular profundo, associado a alongamentos e à correção das estruturas ósseas envolvidas, a técnica promove a reacomodação das articulações e da coluna vertebral, gerando alívio quase imediato da dor. O SeiTai ajusta a postura e corrige distúrbios reversíveis que afetam a morfologia e a biomecânica do corpo. É, portanto, eficaz em todos os tipos de dores musculares e na maioria dos problemas de coluna e articulações.
  • Recentemente, a técnica ganhou ferramentas que auxiliam o ajuste das estruturas do corpo, proporcionando a correção de forma mais precisa e eficaz. Denominada New SeiTai, Terapia dos Martelos ou SeiTai dos Martelos, vem ganhando adeptos a cada dia, principalmente entre os esportistas.

 

Contatos:

No Espaço Aroma de Flor temos cursos e atendimentos de Seitai e NewSeitai.

Clique aqui e saiba mais

logo_AROMA-DE-FLOR www.aromadeflor.com.br
 www.facebook.com/AromaDeFlorTerapias

 

Artigo escrito por Magali Gacek e publicado no site Blog EuNado:

http://eunado.com/blog_2015-007/ 

4 Comments

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo protegido